DR. LUCIANO STUNITZ - ESPECIALIDADES - Colocação de Cateter Duplo J

Colocação de Cateter Duplo J

Tratamento para problemas urológicos:

O cateter duplo J, tubo fino e flexível, é capaz de proteger o rim em diversas situações, como: cirurgias no rim, bexiga ou ureteres, tumor abdominal que comprime o ureter, cálculos ureterais, lesões no ureter por trauma, entre outras. Seu principal objetivo é drenar a urina do rim à bexiga, minimizando dores e o protegendo da perda de função.

Considerações sobre o tratamento:

O cateter é introduzido entre o rim e a bexiga, dessa forma a urina pode passar livremente. Ele pode ser inserido a partir da endoscopia, cirurgia ou de forma percutânea. Na endoscopia, uma micro câmera e um fio guia são introduzidos pela uretra para inserir o cateter duplo J. A cirurgia abdominal pode ser aberta, robótica ou por videolaparoscopia. Já na técnica percutânea, o fio guia é posicionado em um percurso das costas até o rim do paciente. Em todos os casos, é necessário anestesia.

Processo de recuperação:

O tempo de permanência do cateter duplo J pode variar entre 1 dia a 6 meses. Durante esse período, o paciente pode sentir leves incômodos, como aumento da frequência urinária, urgência para urinar, dor ao urinar, desconforto pélvico e presença de sangue na urina. Esses efeitos podem ser controlados. O procedimento de retirada do cateter é simples e, na maioria dos casos, não requer internação.