Cirurgia Robótica

O grande objetivo da tecnologia da Cirurgia Robótica é que o cirurgião realize um procedimento complexo com um alto nível técnico de precisão. Dessa forma, o paciente terá uma recuperação mais rápida e efetiva – se comparada à cirurgia tradicional. É a tecnologia em prol da saúde!

Benefícios:

Cirurgia minimamente invasiva: a cirurgia robótica utiliza pequenas incisões, o que reduz o trauma e as cicatrizes.
Recuperação rápida: o paciente pode retomar suas atividades diárias e profissionais em menos tempo, com mais qualidade de vida, pois há menos riscos de complicações se comparada à cirurgia tradicional.
Menores taxas de sangramento durante a cirurgia: há menor risco de lesões nos vasos sanguíneos e redução significativa da perda de sangue e, consequentemente, a necessidade de transfusões, em relação ao método tradicional.
Menos dor no pós-operatório: como a cirurgia robótica é menos agressiva para o organismo, o paciente sente menos dor no período pós-operatório.
Diminuição no tempo de internação: com a recuperação rápida, o tempo de internação hospitalar é reduzido. Isso permite que o paciente volte para casa mais cedo e diminui o risco de infecções hospitalares.

Principais procedimentos urológicos que podem ser realizados com a cirurgia robótica:

Prostatectomia: remoção da próstata em casos de câncer de próstata.
Nefrectomia: remoção parcial ou total de um rim em casos de câncer renal ou outras condições.
Nefroureterectomia: remoção do rim e do ureter.
Cistectomia: remoção da bexiga urinária, geralmente em casos de câncer de bexiga.
Ressecação de tumor renal: remoção de tumores no rim de forma minimamente invasiva.
Pieloplastia: correção de obstrução no trato urinário superior, geralmente no sistema pielocalicial do rim.
Linfadenectomia retroperitoneal: remoção dos linfonodos da região retroperitoneal, em casos de câncer de testículo.

Atenção! A realização de qualquer um desses procedimentos depende do estado de saúde do paciente e da indicação médica. É fundamental a avaliação detalhada por um especialista para determinar o melhor encaminhamento.