Exames para câncer de próstata: detecção precoce pode salvar vidas

A prevenção é um dos pilares fundamentais na luta contra o câncer de próstata e isso já não é nenhuma novidade, não é mesmo? Muito tem se falado sobre a saúde do homem e como esse tema é importantíssimo e, a prevenção do câncer de próstata, não poderia ficar de fora desta discussão, afinal ela desempenha um papel vital nesse contexto. 

 

A detecção precoce é a chave para um tratamento bem sucedido, e para isso, os exames de rastreamento são essenciais. 

A importância do rastreamento

O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns entre os homens. Pesquisas recentes da Sociedade Brasileira de Urologia indicam que esta é a doença urológica mais temida pelos homens (58%). 

Sendo assim, a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença. E, é aqui que entram os exames de rastreamento, aqueles que podem identificar sinais da doença antes mesmo que os sintomas se manifestem.

 

Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico)

O exame de PSA é uma ferramenta importante no rastreamento do câncer de próstata. Ele mede os níveis do Antígeno Prostático Específico, uma proteína produzida pela próstata.  Quando há algum problema neste órgão, como o câncer, o nível de PSA no sangue pode aumentar e esse exame é o ideal para esse diagnóstico. 

Vale ressaltar que um aumento no PSA não é uma sentença definitiva de câncer de próstata, mas é um indicativo que requer investigação adicional.

 

Toque retal

O toque retal, embora muitas vezes cause desconforto ou constrangimento, é um exame direto e físico da próstata. Realizado por um médico experiente, esse procedimento é rápido e indolor, uma ferramenta valiosa.  

Durante a realização do exame, o médico pode identificar o reto e sentir o tamanho, forma e textura da próstata. Qualquer anormalidade, como nódulos ou áreas resistentes, pode indicar a necessidade de investigação adicional.

 

Uma combinação poderosa

A combinação do exame de PSA e do toque retal é mais eficaz do que qualquer um dos exames realizados isoladamente. Enquanto o PSA pode detectar problemas em estágios iniciais, o toque retal pode revelar alterações específicas que o PSA, por si só, poderia deixar passar despercebido. Essa abordagem abrangente oferece maior segurança na detecção precoce.

 

Quando começam os exames de rastreamento?

A recomendação para o início da realização destes exames pode variar, mas geralmente, homens a partir dos 50 anos devem considerar iniciar o rastreamento. 

No entanto, alguns fatores de risco, como histórico familiar de câncer de próstata, podem gerar a necessidade de iniciar o acompanhamento ainda mais cedo, por volta dos 45 anos. A detecção precoce é um dos maiores aliados nessa luta.

Não deixe o medo ou o desconforto impedirem você de fazer esses exames. Lembre-se de que sua saúde é muito importante e a prevenção é o melhor caminho. Agende uma consulta com seu urologista de confiança e cuide da sua saúde urológica. A detecção precoce pode salvar vidas.

Esteja atento aos sinais, priorize sua saúde, a detecção precoce é a chave para um tratamento bem-sucedido. Ela pode salvar vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *