DR. LUCIANO STUNITZ - GUIA DE DOENÇA - Hiperplasia Prostática Benigna

Hiperplasia Prostática Benigna

Quais são os fatores de risco?

Idade avançada: A idade é o principal fator de risco para o desenvolvimento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). À medida que os homens envelhecem, o risco de desenvolver essa condição aumenta. Histórico familiar: Ter parentes próximos, como pai ou irmãos, com HPB pode aumentar o risco de desenvolver a condição.

Atenção aos sintomas:

Os sintomas da HPB podem variar em gravidade e incluem: dificuldade em iniciar a micção, fluxo urinário fraco, micção frequente, especialmente à noite (nictúria), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência e incontinência urinária. É importante estar atento a esses sintomas e relatar qualquer preocupação ao médico para um diagnóstico preciso.


Quais são as opções de tratamento?

O tratamento da HPB depende da gravidade dos sintomas e do impacto na qualidade de vida. As principais opções de tratamento incluem o monitoramento ativo, para casos leves, medicamentos, como os alfa-bloqueadores e inibidores da 5-alfa-redutase, procedimentos minimamente invasivos como a ressecção endoscópica da próstata podem ser recomendados para aliviar a obstrução urinária, cirurgias, utilização de stent uretral ou o HoLEP, técnica feita a partir do laser. É fundamental discutir as opções de tratamento com um urologista, que avaliará a gravidade da HPB e as necessidades individuais do paciente.