A partir dos avanços da ciência e da Medicina, o tratamento do câncer de próstata se tornou ainda mais eficiente e menos invasivo. Inovações como a cirurgia robótica e a videolaparoscopia proporcionam esperança e novas opções para pacientes e urologistas. Neste Novembro Azul, vamos valorizar o progresso da saúde!
Tratamento do câncer de próstata
O tratamento pode variar entre cirurgia; radioterapia; hormonioterapia; quimioterapia; imunoterapia; e terapia-alvo. A escolha do método mais adequado leva em consideração o estado de saúde do paciente e a extensão do tumor. A cirurgia, prostatectomia, é realizada por urologista e consiste na remoção cirúrgica de toda a próstata.
Videolaparoscopia para o câncer de próstata
A videolaparoscopia transformou o tratamento do câncer de próstata. Nessa técnica, o cirurgião realiza a cirurgia a partir de pinças inseridas no paciente, por pequenas incisões. O médico utiliza o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica, que é introduzida no abdômen do paciente.
Esse procedimento minimamente invasivo oferece várias vantagens — menor tempo de recuperação e menos dor são apenas algumas delas. Além disso, a precisão é maior, o que reduz complicações. Para quem se preocupa com saúde urológica, essa técnica é uma aliada.
Cirurgia robótica para o câncer de próstata
A cirurgia robótica revolucionou o tratamento do câncer de próstata. Nesse caso, todas as manobras são feitas pelo cirurgião em joysticks e executadas pelo robô. Os braços robóticos são inseridos no paciente a partir de pequenas incisões, assim como uma câmera de alta definição.
Esse avanço oferece maior precisão e menos complicações. Alguns dos grandes benefícios são o menor risco de trauma e a recuperação mais rápida. Isso ocorre porque a técnica minimamente invasiva resulta em menor trauma e recuperação mais rápida.
Além disso, a cirurgia robótica permite que os urologistas realizem procedimentos com mais eficácia. O uso de robôs proporciona uma visão ampliada e controle preciso. Os resultados são promissores, com menos dor e sangramento.
Neste Novembro Azul, é fundamental reconhecer e valorizar as conquistas na saúde masculina.