É recomendável que homens façam o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) anualmente! Ele é bastante importante para detectar de forma precoce possíveis problemas, como hiperplasia prostática benigna ou câncer de próstata.
Saiba como este exame funciona
O PSA consiste em uma glicoproteína produzida por células da próstata. Essa substância é secretada no líquido seminal e lá permanece em baixa concentração no soro de homens normais.
A coleta de sangue verifica os níveis de PSA. Não é preciso estar em jejum, mas existem algumas recomendações (exceto em caso de retirada total da próstata):
- Não ter relações sexuais ou ejaculação nas 48 horas (02 dias) antes da coleta;
- Não realizar exercícios em bicicleta, andar de motocicleta, ou equitação (andar a cavalo) nas 48 horas (02 dias) antes da coleta;
- Após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 4 dias para a coleta de amostra;
- Após cistoscopia, aguardar 5 dias para a coleta de amostra;
- Após ultrassom transretal, aguardar 7 dias para a coleta de amostra;
- Após colonoscopia ou retossigmoidoscopia, aguardar 15 dias para a coleta de amostra;
- Após a realização de estudo urodinâmico, aguardar 21 dias para a coleta de amostra;
- Após biópsia de próstata, aguardar 30 dias para a coleta de amostra.
O cálculo do exame é feito da seguinte forma: as frações do PSA livre com o PSA total (ligado a proteínas) são somadas. O resultado é medido em unidades de nanogramas por mililitro (ng/ml).
O PSA total adequado varia de acordo com a idade e o tamanho da próstata, por isso o médico especialista deve analisar o resultado. Aliás, o valor limite antigo do PSA atualmente já é considerado alto. A qualquer alteração, deve-se fazer uma análise mais aprofundada.