Vasectomia: como funciona, dúvidas frequentes e reversão

A vasectomia é um método contraceptivo masculino definitivo, escolhido por muitos homens que já constituíram família ou que, por decisão pessoal, não desejam ter filhos no futuro. Apesar de ser um procedimento simples, ainda existem muitas dúvidas, e até tabus, sobre o assunto. Vamos esclarecer os principais pontos.
O que é vasectomia e como ela funciona?
A vasectomia é uma pequena cirurgia que interrompe a passagem dos espermatozoides, feita por meio do corte dos canais deferentes, os tubos responsáveis por levar os espermatozóides dos testículos até a uretra. O procedimento é realizado com anestesia local e uma sedação leve, em que o paciente não sente dor alguma, de forma ambulatorial (ou seja, sem necessidade de internação) e costuma durar menos de 20 minutos.
Após a cirurgia, o homem continua ejaculando normalmente, mas o sêmen não conterá espermatozoides, o que impede a fecundação. A libido, ereção, sensibilidade e desempenho sexual não são afetados.
Dúvidas frequentes sobre vasectomia
1. A vasectomia é 100% eficaz?
A eficácia é muito alta, mas não imediata. É necessário fazer um espermograma após algumas semanas (em geral, entre 2 e 3 meses) para confirmar que não há mais espermatozóides no sêmen.
2. A cirurgia dói?
É um procedimento pouco invasivo e com recuperação tranquila, que necessita somente de um repouso leve.
3. Pode ser revertida?
A reversão da vasectomia é possível, por meio de uma cirurgia chamada vasoanastomose. No entanto, ela é mais complexa, não tem garantia de sucesso e depende de fatores como tempo decorrido desde a vasectomia e idade. Por isso, a decisão de fazer o procedimento deve ser bem refletida.
4. Existe algum risco?
Como qualquer cirurgia, pode haver riscos mínimos como hematoma ou infecção, mas são raros. O mais importante é que o procedimento seja realizado por um urologista experiente.
A vasectomia é um passo importante e deve ser tomada com consciência e segurança. Conversar com um urologista é essencial para entender o procedimento, avaliar as motivações pessoais e receber todas as orientações sobre cuidados antes e depois da cirurgia.
Se você está considerando a vasectomia ou tem dúvidas sobre o tema, agende uma consulta. Tomar decisões com informação é sempre o melhor caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *